sábado, 16 de janeiro de 2016

Couscous com legumes e amendoim

Descobri os couscous há cerca de ano e meio e desde então são sempre presença assídua na dispensa. Comidos frios no verão ou quentes no inverno, proporcionam sempre uma refeição bem agradável e muito rápida de se confeccionar. Esta é apenas mais uma versão deste alimento que tanto pode ser servida como refeição principal (tal como eu fiz) ou então como acompanhamento de carne ou peixe. Não coloco quantidades porque depende muito dos gostos de cada um, além disso podem substituir os legumes por outros que gostem mais ou tenham por aí. Os amendoins foram um extra que, no meu ver, complementaram o prato e já estou a pensar introduzi-los noutras receitas futuras. 
E assim retomo a minha rotina semanal de ter um prato vegetariano pelo menos uma vez por semana na mesa, algo que andava esquecida nos últimos tempos ... 
Ingredientes:
- couscous
- cenoura
- courgette
- brócolos
- cebola
- amendoins torrados
- azeite
- sal, pimenta, açafrão, colorau, alho em pó e cominhos
- sumo de limão
- vinho branco

Comece por cozer os brócolos até ficarem "al dente". Corte a cebola em rodelas, a cenoura em juliana (palitos finos) e a courgette em rodelas e depois em quartos. 
Leve a aquecer no microondas uma dose de água e depois de aquecida, junte-lhe uma dose (mal medida) de couscous, sal fino e açafrão. Mexa com um garfo e tape, deixando repousar cerca de 3 minutos. Junte sumo de limão e mexa novamente com um garfo, até ficar soltinho (pode acrescentar mais couscous ou água, conforme a consistência que goste, eu gosto dele soltinho).
Leve ao lume um wok com um fio de azeite e quando aquecer, junte os legumes e deixe refogar 3 minutos. Junte o vinho, sal, pimenta, colorau, alho em pó, cominhos e os amendoins. Envolva bem e deixe cozinhar até os legumes estarem no ponto (se for necessário junte um pouco de água). Junte os brócolos e os couscous e envolva bem. deixe cozinhar mais 2 minutos e sirva.

17 comentários:

  1. Adoro couscous, e como preferencialmente assim com legumes, fica uma refeição leve e deliciosa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou como tu, geralmente quando faço couscous junto-lhes sempre legumes, acho que é a forma mais saborosa de os comer :)

      Eliminar
  2. Em breve vou fazer a tua receita gostei muito...um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. O meu marido não vai muito à bola com couscous! Confesso que também a primeira vez que provei nem sabia se havia de gostar ou não! Mas depois fui-me habituando e hoje faço imensas vezes, e muitas delas assim com legumes! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu gostei desde a primeira vez que os comi. Deram-me a provar simples, acompanhados com ratatouille e carne estufada, fiquei logo fã embora ainda não tenha feito dessa forma e agora que me lembrei vou ter de fazer qualquer dia. Mas acho realmente que couscous têm sempre de ter legumes à mistura, eleva-os logo para outro nível :)

      Eliminar
  4. Hummm já comia.



    Beijinhos e bom domingo,
    Clarinha
    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/molotoff-de-capuccino.html

    ResponderEliminar
  5. Gosto de couscous mas foi algo que nunca fiz em casa, o que é engraçado pois são tão simples de fazer.
    Desta forma também me parecem muito bem! :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazem uma refeição bem rápida e leve, também gosto bastante :)

      Eliminar
  6. Gosto imenso deste tipo de misturas, tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora seja uma refeição leve, acaba por ser bem reconfortante :)

      Eliminar
  7. Gosto muito de couscous. Esta tua sugestão é deliciosa!
    Beijinhos
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  8. Não costumo usar, mas tenho mesmo de começar. Com amendoins deve ficar melhor ainda :D

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...