sábado, 9 de janeiro de 2016

Arroz doce com limão - receita Yammi

Arroz doce é algo que se come em todo o país e a receita varia de zona para zona. Quando o meu irmão me disse uma noite destas que estava a comer uma tacinha de arroz doce e ainda teve a lata de me mandar uma foto, eu fiquei com uma vontade enorme de comer também. No dia seguinte, fui para a cozinha e encontrei no livro da yammi uma receita. Estava decidida qual seria a sobremesa nesse dia :)
A receita que trago hoje não é exactamente a do livro mas é baseada nela e se quiserem ver a original é só espreitarem aqui. Como sou uma principiante na máquina e na receita não especificava qual a lâmina a utilizar, eu deixei a de corte e a casca de limão ficou em pedaços. Na hora de servir, consegui tirar algumas das cascas mas outras passaram e eu fiquei receosa com a opinião exigente dos comensais. Mas para minha surpresa, quem comeu gostou bastante de sentir os pedacinhos de limão e, sendo assim, vou passar a triturar as cascas de limão. Deixo-vos então a minha versão de arroz doce alimonado para os amantes de limão como eu :)


Ingredientes (para 5 taças):
- 125g de arroz para risotto
- 250ml de água
- 1 pau de canela
- 2 cascas de limão
- 80 g de açúcar (se for guloso pode aumentar um pouco)
- 1 colher (sopa) cheia de farinha custard (20g)
- 700ml de leite magro
- 1 pitada de sal


Método Yammi:
Colocar as cascas de limão na máquina e programar 15 segundos na velocidade 8. Confirmar que está triturado e juntar o arroz, a água, o pau de canela e o sal. Programar 10 minutos, vel 1, temperatura 100º. Quando apitar, juntar o açúcar e a farinha dissolvida no leite. Programar 30 minutos, vel 1, temperatura 90º. Retirar o pau de canela e verter para tacinhas. Polvilhar com canela e servir.

Método tradicional:
Raspar cerca de 2 cascas de limão. Levar ao lume um tacho com a água, pau de canela e raspa de limão. Quando levantar fervura, juntar o arroz e uma pitada de sal. Quando a água evaporar, juntar o açúcar e a farinha dissolvida no leite. Mexer e deixar cozer, mexendo de vez em quando para não pegar. Retirar o pau de canela e verter para tacinhas. Polvilhar com canela e servir.

Nota: Caso não gostem do sabor do limão, coloquem as cascas de limão apenas quando juntarem o arroz e depois retirem-nas.

12 comentários:

  1. Adoro arroz doce,e sempre ouvi falar muito bem do da bimby, mas até experimentar nunca pensei que ficasse tão bom.
    A tua ideia de triturar o limão parece-me muito bem, adoro sentir o sabor do limão nas coisas. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente fica muito bom, a saber bem a limão. Não notei grande diferença para o feito tradicionalmente, a não ser mesmo a falta de trabalho :D

      Eliminar
  2. Desde que tenho Bimby que passei a fazer o arroz na maquina! Acho que não fica com a consistencia e o sabor do arroz doce tradicional mas fica muito bom na mesma e poupa-nos tempo e trabalho! O meu arroz doce tambem leva sempre limao! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O limão é mesmo fundamental para um bom arroz doce, pelo menos para mim :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Ficou bastante agradável, experimenta e depois diz se gostaste ;)

      Eliminar
  4. Deve ter ficado tão bom :3

    Ana ♥
    http://aruivablog.blogspot.pt/ N/POST

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso de arroz doce, principalmente quentinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá é quente, morno ou frio, vai de qualquer maneira :D

      Eliminar
  6. Nunca experimentei, tenho de tratar disso! Esta opção com limão parece-me perfeita :D

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...