segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Arroz de ervilhas e ovo mexido - receita Yammi


Desde que tenho a Yammi, já testei algumas receitas para ver todas as potencialidades da máquina. Confesso que algumas surpreenderam-me, outras nem tanto (e mantenho a forma tradicional). Mas duas coisas me surpreenderam muito pela positiva: cozer o peixe ao vapor e cozinhar arroz seco e solto. 
Depois de ter visto aqui a Luísa Alexandra a fazer arroz na Bimby, resolvi também eu experimentar e adaptar à minha maquineta. Hoje deixo-vos aqui a forma como faço o arroz na Yammi, que fica sempre soltinho e passou a ser a forma de o confeccionar cá em casa.

Ingredientes:
- arroz agulha
- água (sempre uma quantidade superior a 850ml)
- azeite
- cebola ou alho
- sal

- ervilhas
- ovos 

Coloque no copo a cebola ou alho e pique 5 seg, velocidade 5. Junte o azeite e refogue 3 minutos, velocidade 1, temperatura 90º. No fim do tempo, coloque o cesto e dentro deste o arroz (na quantidade que quiser), junte o sal, as ervilhas e a água. Programe 13 minutos, velocidade 3, temperatura 100º. a meio da cozedura, mexa o arroz com a espátula. No fim do tempo, retire o cesto e coloque o arroz numa travessa. misture os ovos mexidos e sirva.
Para os ovos mexidos: bata os ovos, junte-lhes uma pitada de sal e leve a fritar numa frigideira quente, untada com óleo. Mexa sempre até obter a consistência que gosta. 

Notas:
- quando quero fazer arroz para 2 pessoas, coloco 850ml de água e marco 13 minutos; quando faço para 4 pessoas, aumento para 950ml e marco 14 minutos.  
- cerca de 4 minutos depois da máquina estar a cozer o arroz, costumo aumentar a para a velocidade 4, durante 5 segundos (para a água subir mais depressa) e depois mantenho na velocidade 3 até ao fim do programa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...