segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Bolo de maçã e aveia para a máquina de fazer pão ou não ...


Mais um bolo de maçã, devem achar que só tenho maçãs em casa :D mas na realidade é um dos frutos que eu mais gosto em bolos e este é só mais um. 
Numa tentativa de o tornar bem mais saudável (sim porque ainda tenho um quilo a mais das festas e não o pretendo manter durante muito mais tempo), adicionei uma parte de aveia à farinha, açúcar amarelo em pequena escala e maçã para conferir humidade e doçura ao bolo em troca da tradicional gordura. Sim, podem dizer que continua a ser um bolo (e por isso calórico), mas eu não vivo sem eles e domingo é sagrado, tem de ter um bolo caseiro (neste caso húmido e doce qb) para acompanhar com o meu chá verde bem quentinho, principalmente numa tarde de inverno como esta :) 



Ingredientes:
- 100g de açúcar amarelo
- 2 ovos
- 150g de farinha de trigo
- 100g de farinha de aveia (flocos triturados)
- 2 dl de leite
- 2 colheres (chá) de fermento
- canela em pó qb
- 3 colheres (sopa) de vinho do Porto
- 3 a 4 maçãs cortadas em cubos

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Juntar o vinho e a canela. Misturar as farinhas e o fermento, alternando com o leite, até obter uma massa homogénea. Juntar as maçãs e verter para a cuba da máquina de fazer pão e levar a cozer (no meu caso demorou 1:10h). Também pode colocar numa forma e levar a cozer no forno, a 180º, até dourar e o teste do palito sair seco. Desenforme e polvilhe com açúcar em pó.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...