sábado, 16 de janeiro de 2016

Couscous com legumes e amendoim

Descobri os couscous há cerca de ano e meio e desde então são sempre presença assídua na dispensa. Comidos frios no verão ou quentes no inverno, proporcionam sempre uma refeição bem agradável e muito rápida de se confeccionar. Esta é apenas mais uma versão deste alimento que tanto pode ser servida como refeição principal (tal como eu fiz) ou então como acompanhamento de carne ou peixe. Não coloco quantidades porque depende muito dos gostos de cada um, além disso podem substituir os legumes por outros que gostem mais ou tenham por aí. Os amendoins foram um extra que, no meu ver, complementaram o prato e já estou a pensar introduzi-los noutras receitas futuras. 
E assim retomo a minha rotina semanal de ter um prato vegetariano pelo menos uma vez por semana na mesa, algo que andava esquecida nos últimos tempos ... 
Ingredientes:
- couscous
- cenoura
- courgette
- brócolos
- cebola
- amendoins torrados
- azeite
- sal, pimenta, açafrão, colorau, alho em pó e cominhos
- sumo de limão
- vinho branco

Comece por cozer os brócolos até ficarem "al dente". Corte a cebola em rodelas, a cenoura em juliana (palitos finos) e a courgette em rodelas e depois em quartos. 
Leve a aquecer no microondas uma dose de água e depois de aquecida, junte-lhe uma dose (mal medida) de couscous, sal fino e açafrão. Mexa com um garfo e tape, deixando repousar cerca de 3 minutos. Junte sumo de limão e mexa novamente com um garfo, até ficar soltinho (pode acrescentar mais couscous ou água, conforme a consistência que goste, eu gosto dele soltinho).
Leve ao lume um wok com um fio de azeite e quando aquecer, junte os legumes e deixe refogar 3 minutos. Junte o vinho, sal, pimenta, colorau, alho em pó, cominhos e os amendoins. Envolva bem e deixe cozinhar até os legumes estarem no ponto (se for necessário junte um pouco de água). Junte os brócolos e os couscous e envolva bem. deixe cozinhar mais 2 minutos e sirva.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...