sábado, 23 de janeiro de 2016

Pão de sementes Pingo Doce


Pão é talvez o único alimento que não pode faltar cá em casa. Seja de compra ou caseiro, faz parte dos nossos rituais gastronómicos. Já experimentei várias farinhas pré-preparadas e gostei de algumas, não repeti outras, mas sempre que surge uma em bom preço, gosto de experimentar. Desta vez, quando vi uma mistura para pão de sementes no Pingo Doce em promoção, resolvi trazer uma embalagem comigo. Mal dei a primeira trinca, arrependi-me logo de não trazer mais. Ficou um pão bem escuro, cheio de sementes e ainda por cima, extremamente fofo. Se não bastasse, ainda lhe embelezei a superfície e então ficou perfeito. Para quem ainda não experimentou, não sabe o que está a perder ... e não, não me pagaram para fazer publicidade, mas os bons produtos merecem :D 

Ingredientes:
- 1 embalagem de pão com sementes Pingo Doce (500g)
- 2 colheres (sopa) de óleo (eu usei uma de azeite)
- 300ml de água

É só colocar todos os ingredientes na máquina do pão, programa Amassar e Levedar. No fim, dar a forma pretendida, pincelar com água e passar por uma mistura de sementes e aveia (se gostarem do pão embelezado), deixar levedar até aumentar um pouco de volume e levar ao forno, a 200º, até estar cozido. Deixar arrefecer sobre uma rede. Eu comi com queijo e deliciei-me da primeira à última trinca :)

Caso não tenha uma MFP, misturar todos os ingredientes à mão ou num robot de cozinha, até estar uma massa bem homogénea e levemente elástica e deixar repousar, tapada, até duplicar de volume.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...